Utilidades: Leap Card

Tudo bom, minha gente? Hoje queria trazer um post informativo, porque afinal é importante saber as coisas e ir preparado, certo?

Por esse mesmo motivo, venho falar do Leap Card.

ele é bonitinho assim mesmo

O Leap Card é tipo um Bilhete Único de São Paulo, apesar de ser mais bonitinho e, infelizmente, não ter a incrível opção de pegar até 4 transportes por uma única tarifa em até 3 horas. Mesmo assim, ele consegue uns descontos incríveis no sistema de transporte público.

OPA! Falou em desconto, falou comigo.

Sim, nós estudantes chegamos com o dinheiro muitas vezes contado, por isso é importante salvar cada centavo possível, certo? Os descontos são de até 11% no Dublin Bus, 17% no LUAS e 18% no DART, Commuter Train e outros trens que vão por Dublin.

Por exemplo, antes de ter o Leap Card, eu gastava 6 euros comprando a passagem de ida e volta da escola. Com ele, gastava 4,82. Agora que consegui o Leap Card de estudante, gasto 4 euros ida e volta para casa. Um baita desconto.

O Leap Card pode ser comprado em lojinhas de conveniência, supermercados e afins, além de algumas máquinas de ticket nas estações de trem e LUAS venderem. Normalmente elas têm uma placa em cima dizendo que há Leap Cards disponíveis ali. O meu comprei na máquina da Tara Street Station (a que fica de frente para a lojinha vermelha, não as do lado de fora).

O preço do Leap Card é 10 euros, e junto com a compra dele você deve carregá-lo com pelo menos 10 euros. Quando você for embarcar no transporte, encoste-o na maquininha.

Guia prático:

O Leap Card funciona assim: quando você encosta o cartão na maquininha, uma tarifa padrão será descontada dos seus créditos (acho que é 4,70). Você entra no transporte, e quando for descer/chegar na estação, encoste o cartão na maquininha da estação atual. Como o preço é cobrado pela distância percorrida, ele devolverá créditos pro seu cartão.

Exemplo: de manhã, eu passo na maquininha e ele desconta 4,70 dos meus créditos. Quando eu chego na estação que preciso, para sair encosto de novo na maquininha e ele me devolve 2,40 de crédito. Ou seja, o preço total da viagem foi de 2,30.

Atenção: na estação de trem você é obrigado a passar o cartão para sair, mas no LUAS não. Por isso, se você esquecer de encostar seu cartão na máquina quando chegar no seu destino final, a tarifa de 4,70 será cobrada, sem retorno do crédito. Isso é bem caro e não queremos gastar grana, lembra?

Como mencionei anteriormente, arranjei esses dias o meu Leap Card de estudante, que é mais ou menos assim:

(não sou eu, infelizmente)

Ele tem sua foto, seu nome, e o nome do seu colégio. Como eu já disse, ele oferece descontos maiores nos transportes, e isso é mais do que legal.

Para arranjar o seu também, você precisa do seu passaporte e da carta da escola que você provavelmente levou ao banco (a que tem o selo da escola, seu nome completo, seu endereço, etc). Você precisa ir ao Trinity College no centro de Dublin. A portinha que você tem que entrar é bem escondida, então eu recomendo fortemente você perguntar um “Hi, do you know where I get a student Leap Card?” pra um local ou funcionário.

Lá, você precisa preencher um folheto que fica em cima da mesinha com as suas informações (nome, escola, endereço, data de nascimento, etc), e aí você entra na fila. A moça te chama, você apresenta suas coisas, ela tira uma foto sua ali na hora e seu cartão sai (quentinho) da máquina. Mas atenção, o preço para ter seu Student Leap Card é de 15 euros.

A melhor coisa é que você pode entrar no site e cadastrar o seu cartão, assim você pode proteger seus créditos caso ele seja roubado ou perdido. Você também pode ver o histórico do seu cartão, e cadastrar vários ao mesmo tempo.

Resumindo: o Leap Card é um facilitador de vidas e eu recomendo você comprar um no segundo que colocar os pés em Dublin. Não seja trouxa que nem eu e fique uma semana usando dinheiro. Yep.

Para mais informações, acesse o site do Leap Card, e veja o post no blog Vida na Irlanda.

A gente se vê por aí!

Deixe um comentário

